4 profissões para brasileiros em empresas estrangeiras!

Um dos sonhos mais comuns entre os trabalhadores é o de trabalhar em uma empresa multinacional. Para conquistar esse objetivo, existem algumas profissões para brasileiros em empresas estrangeiras, que estão em alta no mercado.

Trabalhar no exterior permite que você expanda suas habilidades e ganhe experiência em um ambiente cultural diferente. A experiência obtida oferece uma chance de melhorar sua vida profissional e pessoal daqui para frente. 

E hoje, nós vamos trazer quais são elas, como conquistar essas vagas, e a importância do inglês no currículo. Acompanhe!

Quais são as vantagens de conseguir um emprego em outro país?

Trabalhar em outro país oferece vários benefícios que você pode levar ao longo de sua carreira profissional. Aqui estão alguns dos benefícios de conseguir um emprego no exterior:

Ter acesso a diferentes experiências culturais

Conseguir um emprego em outro país permite que você experimente diferentes culturas e ajuda a desenvolver uma ideia cultural. Ou seja, trabalhar no exterior ajuda a entender os mercados e como eles operam. Além disso, também é possível entender como os negócios não são conduzidos da mesma maneira em todos os setores e países.

Ainda assim, muitos empregadores procuram funcionários com experiência em diferentes culturas de negócios, por causa dos diversos mercados internacionais disponíveis na atualidade.

Garantir maior destaque ao seu currículo

Trabalhar no exterior traz novas experiências profissionais, nas quais você pode obter habilidades e noções da sua área. Assim, a experiência que você ganha pode ser adicionada ao seu currículo para aumentar suas chances de conquistar aquela vaga dos sonhos. 

Um trabalho no exterior também pode te ajudar a aprender novos idiomas, práticas e outras saberes que podem ser atraentes para os gerentes de contratação.

Conquistar maior independência

As profissões para brasileiros em empresas estrangeiras permitem que você obtenha mais autoconfiança, já que é provável que você viaje sozinho. Essa independência pode ajudar tanto na sua vida profissional, quanto pessoal.

Aprimorar a habilidade de se adaptar a novos cenários

Como muitas empresas internacionais operam de maneira diferente da que você está acostumado, conseguir um emprego no exterior pode te ajudar a ser mais flexível e adaptável. Dessa forma, essa conquista pode ser usada em vários setores e até mesmo depois de uma temporada no exterior.

A importância do inglês no processo seletivo das profissões para brasileiros em empresas estrangeiras

Acima de tudo, a entrevista de emprego é muito importante e determinará se você conseguirá ou não o emprego. Portanto, com base no tipo de trabalho que você procura, é essencial que você use o inglês adequado. 

Na maioria dos casos, empregos que oferecem salários mais altos terão níveis mais altos de competição. Então, mesmo se você for qualificado, um erro durante a entrevista vai acabar com suas chances de sucesso.

Afinal, quando o recrutador falar com você e notar que seu inglês não é dos melhores, é possível que o seu nome seja deixado para trás. O motivo disso é que o inglês já é a língua universal, então seja qual for o país que você queira trabalhar, saiba que eles vão exigir a fluência no idioma!

Logo, é importante praticar a fala, com perguntas comuns feitas durante a entrevista. Esse é um exercício saudável e que pode ajudar muito.

Quer alguns exemplos de perguntas? Onde você se vê daqui a cinco anos? Por que você quer trabalhar para nós? O que te diferencia das outras pessoas que estão se candidataram para esse emprego?

Para resolver esse desafio, vale a pena fazer um curso de inglês. Por isso, a gente criou um ranking com os melhores cursos de inglês para você conferir:

As 4 profissões para brasileiros em empresas estrangeiras:

1 – Design

Dentro da área de comunicação, os designers são os mais procurados por empresas estrangeiras, com foco nas startups em fase de crescimento que buscam investir em diversidade cultural.

Um designer gráfico é responsável por fazer visuais com diferentes ferramentas, que transmitem a mensagem certa sobre um produto ou serviço. Por exemplo, o layout e design de anúncios são criados por designers gráficos.

Cartazes, anúncios, embalagens e revistas são algumas das áreas de impressão que usam o design gráfico para transmitir bem as ideias e pensamentos. Dessa forma, ela é uma área em rápido crescimento, no que diz respeito ao crescimento da plataforma digital.

2 – Atendimento ao cliente

O setor de atendimento ao cliente é um dos mais importantes para quase todas as empresas, ainda mais para as que estão em expansão e precisam de diversos fusos horários para suprir as necessidades dos clientes e parceiros.

O sucesso do seu negócio está 100% ligado ao sucesso do seu cliente. Então, se os clientes tiverem sucesso ao usarem o seu produto, o seu negócio terá sucesso. Em outras palavras, isso explica a expansão dessa área, já que ela garante que seus clientes atinjam o resultado desejado, por meio do produto ou serviço. 

Quando os clientes têm problemas, eles enviam mensagens ou ligam para o suporte. Assim, o serviço ou a equipe são os responsáveis por resolver esses problemas e os clientes ficam satisfeitos. 

3 – Vendas

Vender os serviços ou produtos oferecidos por uma companhia é um pilar fundamental para garantir o seu desenvolvimento. Desse modo, os brasileiros costumam ser procurados para cargos de representante de vendas interno, nos quais exigem atenção extra com a segunda língua exigida.

Mesmo sem a tecnologia de engajamento de vendas, esse profissional pode alcançar mais clientes e participar de mais atividades da empresa, do que o modelo tradicional de um vendedor externo. Ou seja, mais eficiência e menos custo!

Vale ressaltar que os clientes não compram de forma linear. Em vez disso, eles usam canais digitais com frequência, para escolher o que e onde comprar. Portanto, o vendedor interno faz toda a diferença nesse processo.

4 – Tecnologia

A área de tecnologia da informação é uma das que segue em avanços ao redor do mundo, e no Brasil não seria diferente. Existem muitos profissionais aptos e as empresas de fora oferecem os melhores salários, devido à estabilidade da economia, o que atrai brasileiros para ocuparem posições remotas.

O número de startups tem crescido bastante nos últimos anos, e o empréstimo de empresas de capital de risco para elas atingiu o seu ápice. Para pequenas startups que tentam contratar trabalhadores de TI, isso significa que elas devem lutar para abrir caminho por meio de grandes corporações e empresas locais de tecnologia.

Este aumento repentino na demanda não demorou muito para abalar o mercado. Em 2020, os salários médios para o setor de TI aumentaram cerca de 30%, com os desenvolvedores sendo os trabalhadores mais procurados.

Como conseguir um emprego entre as profissões para brasileiros em empresas estrangeiras?

Embora esse processo seja mais lento, entendê-lo pode ajudar a aliviar qualquer estresse e garantir que você atenda a todos os requisitos. Aqui estão as etapas para conseguir um emprego em outro país:

1. Determine o tipo de trabalho que deseja

Antes de encontrar um emprego, é importante considerar a posição que deseja obter, o setor e as habilidades que busca aprender. Depois de selecionar esses fatores, vai ficar fácil determinar o melhor ajuste para você. Do mesmo modo, existem outros fatores a serem considerados incluem um país específico para o qual você deseja viajar e por quanto tempo deseja ficar lá.

2. Solicite um visto ou autorização de trabalho

Como alguns empregadores exigem que você tenha um visto ou autorização de trabalho para trabalhar ou se candidatar a um emprego, é importante iniciar o processo o mais rápido possível, antes de se mudar para o país que você quer trabalhar. 

Em alguns casos, a empresa precisa concordar em te patrocinar antes que você possa receber uma autorização de trabalho ou visto. Portanto, entre em contato com a empresa que você está interessado, para determinar se ela pode te ajudar. 

Aqui, vale a pena ressaltar que durante as entrevistas para receber o visto, o órgão vai testar o seu inglês, para entender como você vai se virar em outro país. Por isso, é importante fazer um curso de inglês. Confira a seguir o nosso ranking com as melhores opções de 2022!

3. Atualize e localize seu currículo

Como em qualquer emprego, é importante adaptar seu currículo para corresponder ao emprego ao qual você está se candidatou. Portanto, consulte o anúncio de emprego e use as palavras-chave usadas na descrição do trabalho. 

Além disso, é importante cumprir os padrões e expectativas de currículo do país. Por exemplo, alguns lugares podem preferir o currículo mais detalhado, de duas páginas, em vez de um documento mais curto e conciso. O seu currículo deve refletir não apenas o emprego para o qual você está se candidatou, mas também a empresa e o ambiente cultural.

Espero que o nosso post sobre profissões para brasileiros em empresas estrangeiras tenha sido útil para você encontrar aquela vaga dos sonhos no exterior. E para te ajudar, eu sugiro que você leia o nosso ranking com os melhores cursos de inglês de 2022, para virar craque no idioma!

4.7/5 - (19 votes)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *