Skip to main content

Talvez você já esteja familiarizado com o sotaque “padrão” do inglês, principalmente se já assistiu a séries ou filmes norte-americanos. Mas esta lista lhe dará uma visão de alguns filmes para conhecer a história americana em pouco tempo.

Fique à vontade e escolha as melhores opções para te ajudar a conhecer alguns sotaques e expressões regionais.

Para somar a sua jornada de aprendizado, outra dica interessante é fazer a matrícula em um curso que vai incentivar a sua evolução. O nosso ranking de melhores cursos de inglês pode ajudar:

Boa leitura!

1- 12 anos de escravidão

Antes da escravidão nos EUA, Solomon Northrup vivia livremente em Nova York com sua amada esposa e filhos. Mais tarde, ele foi sequestrado e forçado a se tornar escravo em 1841, na Louisiana. Passou 12 anos trabalhando em plantações até que conheceu um abolicionista canadense e conseguiu encontrar a liberdade e se reunir novamente com sua família.

Os EUA tinham um histórico de escravidão que remontava a 400 anos, mesmo antes de se estabelecerem como um país independente. Em 1761, a escravidão havia atingido o ponto mais alto de todos os tempos. Os anos que antecederam a Guerra Civil foram alguns dos períodos mais tumultuados da história do país. Os EUA estavam divididos entre o Norte (antiescravagista) e o Sul (pró-escravagista).

2- A Outra História Americana

A Outra História Americana

Esse filme tenta explicar as origens profundas do racismo nos EUA por meio da história de um homem chamado Derek e sua família.

Derek quer se vingar do assassinato de seu pai por um traficante de drogas negro, então ele se junta a uma gangue de supremacia branca, o que o leva a cometer homicídio voluntário. Seu irmão, Danny, também é arrastado para o estilo de vida neonazista.

Pungente e difícil de assistir, mas um filme bom e informativo sobre o racismo nos EUA, em sua forma mais crua.

3- Whiplash – Em busca da perfeição

Whiplash - Em busca da perfeição

Andrew tem 19 anos e sonha em se tornar o melhor baterista de jazz de sua época. Sua concorrência é acirrada, mas ele é dedicado e pratica incansavelmente. Seu objetivo é entrar para uma banda liderada por Terence Fletcher, um maestro implacável, mas famoso. Quando Fletcher finalmente o descobre, Andrew melhora seu desempenho e se esforça para atingir a perfeição.

Essa é uma ótima opção para aprender o inglês utilizado para negócios Além disso, a trilha sonora é incrível, e os atores que interpretam os personagens principais realmente dão um show.

4- Forrest Gump

Forrest Gump

Esse é um clássico cult americano. Desde a Guerra do Vietnã até o Movimento Hippie, passando por alguns presidentes dos Estados Unidos, esse filme não é apenas divertido, mas também é uma boa lição de história americana. 

Alguns personagens têm sotaques sulistas bem fortes, mas as pessoas do sul dos EUA também tendem a falar mais devagar. Portanto, aproveite essa oportunidade para praticar sua versatilidade com vários sotaques e anote todas as expressões regionais que você ouvir.

5- O patriota 

O personagem principal, Benjamin Martin, um ex-herói de guerra, ignorou as crescentes tensões entre os Estados Unidos colonial e a Grã-Bretanha até que elas apareceram na porta de sua plantação. Depois que os soldados britânicos queimam sua casa, ele se sente motivado a participar da rebelião contra a Inglaterra e, infelizmente, perde seu filho no processo.

Os colonos americanos estavam cada vez mais cansados dos impostos cada vez mais altos pagos pelos britânicos e de suas punições cruéis quando esses impostos não podiam ser pagos. A Guerra da Independência dos Estados Unidos começou em 1775 com pequenas batalhas em Lexington e Concord, das quais esses rebeldes lançaram uma guerra em grande escala pela independência que durou até 1783.

6- Uma equipe muito especial

Uma Equipe Muito Especial

Ambientado no noroeste dos EUA durante a Segunda Guerra Mundial, um novo grupo de mulheres decidiu tomar as rédeas da situação para manter viva a liga principal de beisebol, enquanto a maioria dos homens está na guerra. Mas existe apenas um problema: as mulheres não têm permissão para jogar na Liga Principal de Beisebol e elas tentam mudar isso.

Os direitos das mulheres ainda estavam em processo nas décadas de 1940 e 1950 nos EUA. Em meio à Segunda Guerra Mundial, a Liga Principal de Beisebol havia parado, mas algumas mulheres corajosas decidiram retomar o esporte. No início, houve muita resistência porque elas eram vistas como frágeis, e a maioria delas vinha de fazendas sendo analfabetas.

7- Estrelas além do tempo

Estrelas além do tempo

Na corrida espacial para a Lua dos anos 60, Katherine Johnson é uma matemática afro-americana altamente qualificada que trabalha na NASA. Enquanto trabalhava como um “computador humano”, ela abriu caminho para que todas as mulheres fossem reconhecidas por suas funções essenciais ao colocar Neil Armstrong na Lua, além de criar novas oportunidades para mulheres afro-americanas em carreiras STEM.

Não só as mulheres, em geral, tiveram dificuldades para conseguir seus merecidos cargos na STEM, como também foi especialmente difícil para as mulheres afro-americanas. De 1919 até a década de 1960, o Movimento dos Direitos Civis trouxe à tona a luta e a desigualdade que muitos afro-americanos enfrentavam, apesar da Proclamação de Emancipação que Lincoln implementou para encerrar a Guerra Civil. 

8- Bom Dia, Vietnã

filmes para conhecer a história americana 1

O amado comediante Robin Williams interpreta um DJ conhecido como Adrian Cronauer, que apresenta um programa de rádio durante a Guerra do Vietnã na década de 1970. Logo depois, ele descobre que precisará ir ao Vietnã para elevar o moral das tropas americanas no país. Ele acaba se tornando muito popular entre as tropas, mas entra em conflito com a gerência intermediária. Ele também experimenta um novo lado da Guerra do Vietnã em sua vida diária que não está sendo mostrado nos noticiários. 

Em 1960, mais de 9 mil soldados americanos estavam no Vietnã, pois acreditavam que se o Vietnã caísse no comunismo, toda a Ásia também cairia. Em um esforço para silenciar a grande quantidade de mortes e situações horríveis, o governo encobriu a maioria das notícias sobre o Vietnã. Somente em 1982, após o término da guerra, que se tornou público o reconhecimento dos 60 mil soldados norte-americanos que morreram.

9- Dança com os lobos

filmes para conhecer a história americana 2

Esse filme acompanha a história do tenente John Dunbar enquanto ele e suas tropas buscam o comando da fronteira ocidental. Ele conhece uma tribo de nativos americanos e fica apaixonado por uma mulher branca da tribo, porém logo percebe o enorme obstáculo que os nativos americanos enfrentam quando são forçados a deixar suas casas. No final, ele deixa permanentemente sua posição militar.

Embora o objetivo dos peregrinos que vieram da Europa fosse colonizar “O Novo Mundo” (os EUA), essa terra já estava ocupada pelos nativos americanos. Quando os colonos começaram a se deslocar mais para o oeste, surgiram tensões maiores entre os militares e os nativos americanos na luta pelo que pertencia a quem. Os nativos americanos não tinham tecnologia militar superior ao governo, por isso eles se mudaram as para reservas, abandonam suas culturas e tradições ou morreram.

10- Apollo 13

filmes para conhecer a história americana 3

Ambientado em 1970, ele conta a história real da missão Apollo 13 à Lua, que quase terminou em desastre após uma explosão na espaçonave. Os três astronautas, sozinhos no espaço e perdendo ar rapidamente, precisam trabalhar juntos e com as pessoas na Terra ou morrer antes de voltar para casa. 

Esse filme oferece uma visão da opinião dos americanos sobre a exploração espacial, mas seu tema principal é o valor de nunca desistir, independentemente das chances de sucesso. 

Espero que tenha gostado da nossa lista de filmes de comédia e continue acompanhando o nosso blog para saber mais!

5/5 - (1 vote)
Inglês para Viajar

Equipe de redação do Inglês para Viajar. Todo o conteúdo é revisado por professores e atualizado periodicamente.

Deixe um comentário