Quais são as certificações em inglês? E como tirá-las?

A princípio, as certificações em inglês são fundamentais para quem pretende entrar em uma faculdade no exterior, ou busca promover o seu currículo no mercado de trabalho. 

Porém, para obter esse certificado é preciso investir muito tempo e esforço, dependendo do seu nível de inglês. Então, é importante se preparar desde já, e escolher qual teste é mais adequado a sua realidade.

A seguir, vamos analisar os principais certificados de língua inglesa, que são amplamente aceitos ao redor do mundo. Isso vai te ajudar a fazer a melhor escolha e obter essa conquista. Aproveite a leitura!

Por que é importante obter as certificações em inglês?

Atualmente, as organizações estão se expandindo para diversos países, por isso elas querem recrutar grandes talentos. Dessa forma, um curso de inglês com certificação é uma maneira segura de elevar suas habilidades, e dominar o idioma para utilizá-lo em qualquer ambiente.

E um certificado vai muito além, pois ele demonstra qualidades como comprometimento e desenvoltura. Você não vai apenas impressionar com o seu conhecimento, mas também com os atributos que as empresas e universidades procuram!

1. TOEFL

Entre as certificações em inglês, o TOEFL é uma das mais populares em todo o mundo. Devido à pandemia, geralmente o seu teste fica disponível na internet, mas também existe as versão física. E ele costuma levar 3 horas para ser concluído.

Esse certificado é composto em 4 partes, que são leitura, escuta, fala e escrita. Cada peça é classificada em até 30 pontos, o que soma uma pontuação máxima de 120 pontos.

Nas duas primeiras partes, você vai ler textos e ouvir gravações sobre vários tópicos, para responder às perguntas de múltipla escolha sobre o conteúdo.

Já na parte da fala, as suas respostas são gravadas e enviadas para uma rede de pontuação online, onde serão avaliadas pelos examinadores. A parte escrita também é avaliada pela mesma rede.

As pontuações mais comuns exigidas pelas universidades variam entre 70 e 90. Algumas universidades também exigem uma pontuação mínima específica em uma das 4 seções. 

Além disso, os preços para realizar o teste variam bastante, mas geralmente costumam valer por volta de R$ 500,00. O certificado TOEFL tem duração de dois anos!

2. TOEIC

Aqui, temos um exemplo recorrente no mundo dos negócios, então se o seu foco está na faculdade, pode pular para o próximo tópico. De qualquer forma, vale a pena conhecê-lo, afinal, esse é o teste mais utilizado no mundo!

Quando você se candidatar para vagas internacionais, provavelmente, o recrutador vai solicitar o exame antes de aceitar a sua inscrição. A pontuação dura por dois anos, então é necessário fazer o teste novamente no futuro.

Ele também é utilizado por órgãos governamentais e instituições educacionais. Então, se você busca trabalhar em um desses setores, é importante comprovar a sua proficiência no inglês, por meio do certificado TOEIC.

3. Certificados de Cambridge

Os certificados de Cambridge são bastante comuns no Reino Unido, mas também são aceitos por inúmeras universidades estrangeiras.

Todavia, ao contrário de outros certificados, as qualificações de Cambridge não têm uma data de validade. No entanto, as universidades e outras organizações podem escolher se aceitam os resultados com mais de 2 a 3 anos.

Todos os 3 exames de inglês (FCE, CAE e CPE) são divididos em 4 partes: leitura e uso do inglês, escrita, escuta e fala.

Antes de descobrir quais são eles, vale a pena ler o nosso ranking com os melhores cursos de inglês de 2022, lá você encontra várias opções com professores nativos!

3.1 FCE

Ele é ideal para estudantes intermediários e demonstra que você tem habilidades suficientes na língua inglesa, para viver em um país do idioma. Além de conseguir falar com confiança no idioma. Ele leva cerca de 3 horas e 30 minutos para ser concluído.

3.2 CAE – Certificate in Advanced English from Cambridge

Aqui, nós indicamos essa categoria para níveis mais altos, em que você domina a fala e escrita. Assim, o CAE é aceito por diversas universidades britânicas e mais de 9.000 empresas internacionais. Ele costuma demorar 4 horas para ser concluído.

3.3 CPE

Chegamos ao exame mais avançado, que está bem acima da escala máxima do teste TOEFL. Portanto, ele é mais difícil e prestigiado, sendo assim, existem 4 provas para obter esse certificado. 

Vale destacar que esse certificado funciona com base no seu nível de inglês, ou seja, de acordo com o Quadro Comum de Referência Europeu. E a sua conclusão leva 4 horas!

3.4 BEC

Como o nome indica, o exame BEC surgiu para demonstrar o domínio do inglês na rotina de trabalho. Porém, ele também é requisitado por universidades e organizações governamentais em todo o mundo. 

Esse teste oferece a certificação em três níveis de habilidades diferentes, tornando-o ideal para falantes de inglês de diversas origens. No entanto, ele é projetado para aqueles que se preparam para uma carreira em negócios, portanto, o foco está nas habilidades de inglês relacionadas às atividades profissionais, seja qual for o seu nível.

4. IELTS

O IELTS oferece uma versão acadêmica do seu teste, focada em ambientes acadêmicos e profissionais. Ele também é aceito como prova de idiomas para licenças de trabalho, bem como na imigração. 

Assim, existem 4 partes presentes no teste: escuta, leitura e redação acadêmica, além de fala. A duração do teste leva cerca de 2 horas e 45 minutos, sendo disponível na versão online e física.

Os resultados dos exames utilizam uma escala de classificação de 0 a 9. Para participar dos programas de inglês, as pontuações variam entre 5,5 e 6,5. 

Da mesma maneira que o TOEFL, os preços do IELTS variam de um país para outro, mas no Brasil ele costuma valer R$ 900,00 reais. A validade do certificado é de dois anos!

5. EF SET

A EF Education First, uma empresa europeia de educação, criou o EF SET. Nesse sentido, o teste surgiu para fins internos e se tornou uma ferramenta de acesso gratuito e online.

Ele é um teste de inglês padronizado para certificar a proficiência em inglês. Portanto, o foco aqui está nas habilidades de leitura e escuta, mas sem fala ou escrita. As pontuações variam de 0 a 100 e estão alinhadas com os seis níveis do Quadro Comum de Referência Europeu. 

O seu teste é cronometrado por 50 minutos, com uma seção de compreensão de leitura com 25 minutos e outra de compreensão auditiva com 25 minutos. O número de tarefas por seção depende da sessão de teste, porque ele fica mais difícil ou fácil dependendo do desempenho do aluno.  

6. GMAT

Sobretudo, o GMAT é uma das certificações em inglês, com exame padronizado de múltipla escolha, e frequentemente é necessário na admissão em programas de pós-graduação de negócios (MBA).

O GMAC é responsável por desenvolver esse teste, para fornecer medidas comuns de preparação dos candidatos às escolas de negócios, com foco no trabalho acadêmico de nível de pós-graduação. Os comitês de admissão de escolas de negócios analisam sua pontuação do teste, juntamente com a experiência de trabalho, histórico acadêmico e materiais de apoio, para avaliar sua prontidão para os rigores de um programa de MBA.

É importante destacar que esse exame mede o comando de aritmética básica, álgebra, geometría, análise de dados e gramática. Acima de tudo, ele avalia a sua capacidade de entender o material escrito, pensar e resolver os problemas. O GMAT é, antes de tudo, um teste de habilidades sobre pensamento crítico. 

Portanto, saber como raciocinar e analisar as informações é a chave para uma ótima pontuação!

O que também pode te ajudar é fazer um curso de inglês específico, para isso, confira o nosso ranking de melhores cursos de inglês de 2022 e saiba mais!

Em suma, espero que tenha gostado deste post sobre certificações em inglês e que ele tenha esclarecido as suas dúvidas no assunto. Então, conta pra gente nos comentários, qual certificação você quer conquistar?

O que você achou desse conteúdo?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.