Skip to main content

Para aprender inglês sozinho, você não aprende as regras simplesmente ao conhecê-las, mas sim por meio da fala e escrita. Portanto, essa é a principal razão pela qual existem esforços constantes para pensar em novos métodos para facilitar o aprendizado de idiomas, e por que as técnicas de aprendizado de idiomas estão evoluindo tão rápido.

Além disso, aprender um idioma por conta própria só pode levá-lo até certo ponto. Você pode aprender isso e aquilo, provavelmente aprender o básico da comunicação, mas para todo o resto, você precisa de um professor, uma turma e colegas. Porém, para quem não tem condições de investir em um curso online ou tradicional, o ensino sozinho pode ser a única solução.

Para tirar suas próprias conclusões leia o post completo!

Vantagens e desvantagens de aprender inglês sozinho

Vantagens

1- Economia

Em primeiro lugar, algumas aulas universitárias podem custar milhares de dólares, e mesmo aulas informais na comunidade não são baratas. Se você ensina inglês sozinho, pode cortar seus custos e comprar apenas os materiais que funcionarão para você.

2- Adaptabilidade

Se você achar que algo não está funcionando para você, você tem a capacidade de alterá-lo sempre que quiser. Digamos que você descubra que um aplicativo não está funcionando, muitas vezes, você pode pedir um reembolso e tentar algo novo!

3- Com base nos seus interesses

Isso ocorre porque aprender inglês sozinho significa que você nunca precisa ficar entediado! Você tem a capacidade de escolher os materiais envolventes e interessantes que deseja, e também pode escolher o que estudar para alcançar seus objetivos pessoais.

Desvantagens

1- Exercícios de gramática e vocabulário não ensinam a falar, de forma natural
Você receberá palavras de vocabulário para memorizar e verbos para conjugar. Embora sejam necessários, não são tão importantes quanto saber falar sem esforços. Assim, o ideal é que você aprenda a fazer perguntas ao viajar nesse assunto ou aprender a se comunicar em um ambiente profissional, e isso será mais difícil com apenas a tela do computador ou celular.

2- Necessidade de praticar o diálogo
Quando você faz uma aula de inglês online, talvez nem precise falar com outra pessoa. Com fones de ouvido, você pode estar apenas memorizando palavras e frases. Portanto, a verdadeira prática deve envolver falar, assim, se você não estiver envolvido em conversas com falantes de inglês com frequência, não vai aprender o idioma tão rápido.

3- Falta de expressões culturais ou linguagem corporal
Cada idioma é representativo de sua cultura, então, cada língua é mais do que apenas palavras. A linguagem corporal e os idiomas culturais variam muito e você não pode aprender esses termos, apenas com a internet. A maioria dos cursos online oferece um imersão real no idioma, por meio de professores particulares, por exemplo.

Ferramentas para aprender inglês sozinho e sem curso de inglês online

  • aplicativos: eles muito úteis para aprender inglês sozinho, seja um jogo ou outro 100% educacional;
  • dicionários online: são uma ótima maneira de procurar uma palavra que você não entende e traduzi-la para seu idioma nativo;
  • canal do YouTube: nunca foi tão fácil obter sua prática de escuta e tutoriais em vídeo! Você pode aprender inglês em qualquer nível.

Os melhores cursos de inglês online

Por fim, se você decidiu optar por aprender inglês com ajuda de um curso online, o nosso ranking com os melhores cursos de inglês de 2024, pode ser bastante útil.

Clique no link a seguir e confira!

Ranking melhores cursos de inglês

Por fim, é isso!

Espero que tenha gostado do nosso post e ele tenha sido útil para estimular o debate nesse assunto tão polêmico… Para ficar por dentro dos melhores conteúdos de inglês, acesse o nosso blog completo!

4.8/5 - (205 votes)
Inglês para Viajar

Equipe de redação do Inglês para Viajar. Todo o conteúdo é revisado por professores e atualizado periodicamente.

Deixe um comentário