Fazer um curso de Inglês Online ou Presencial?

Aprender inglês como segunda língua pode ser difícil, mas assistir às aulas pode tornar o aprendizado do idioma mais fácil. Portanto, entre curso de inglês online ou presencial, qual será a melhor escolha? Existem os prós e contras em ambos, por isso nós reunimos as principais diferenças entre os dois, para você tomar a melhor decisão.

Boa leitura!

Os prós e contras do curso de inglês presencial

Prós

Em primeiro lugar, a educação tradicional pode fazer com que o aluno se sinta menos solitário. Afinal, você vai sentir que não está enfrentando os desafios do aprendizado sozinho, o que vai gerar mais confiança. 

A capacidade de trabalhar em equipe também é outro ponto forte, já que esse modelo permite projetos em grupo e interação dos alunos. Como resultado, eles podem aprender uns com os outros e compartilhar dúvidas. Esses laços podem ajudar a ter novas ideias e estimular a criatividade. 

Se você não se considera uma pessoa disciplinada, na hora de escolher entre um curso de inglês online ou presencial, a segunda opção é mais viável. O motivo disso é que você terá um plano de estudos que oferece estabilidade e é fácil de seguir

Além disso, esse modelo oferece o ambiente completo de aprendizado, pois o aluno só pode usar um único idioma. Ele aprende mais rápido, já que qualquer coisa a ser dita precisa ser em inglês. Esqueceu em qual página você está? Precisa ir ao banheiro? Pergunte em inglês.

Assim, quando os alunos descobrem que podem pedir e responder coisas em inglês, isso ajuda a aumentar a confiança deles.

Contras

Entretanto, nem tudo são flores, portanto, o curso presencial não permite flexibilidade para criar um calendário pessoal e combinar os estudos, com a vida pessoal/profissional.  

E se você está pensando em economia, terá um grande dilema entre curso de inglês online ou presencial, pois na segunda alternativa existem custos mais elevados. Além do fato que o valor do curso costuma ser maior, também existem gastos com o deslocamento até o local e material de estudo. Então, cabe a você decidir se isso vale a pena ou não!

Por ser uma sala de aula, o aluno também perde espaço para ter um atendimento personalizado com o professor, que precisa administrar uma turma inteira. 

Também vale destacar que o aprendizado está sempre sendo aprimorado com novas informações, o que não acontece nos materiais didáticos, pois costumam ser ultrapassados. Certamente um vídeo é mais explicativo do que imagens no livro.

Um grande problema ao usar o inglês apenas na sala de aula é a falta de economia de tempo. Se você teve uma aula somente em inglês, é provável que você leve mais tempo para se expressar em inglês, de forma correta.

Os prós e contras dos cursos de inglês online

Prós – parte 1

Uma coisa excelente sobre estudar inglês online é que você pode escolher quando estudar, o que é ótimo se você trabalha e não sabe quando terá que ficar até mais tarde. Isso também é válido para quem mora em grandes cidades e não precisa se deslocar no trânsito para chegar na aula.

Por outro lado, se você mora em uma cidade pequena, também deve ser difícil encontrar um professor de inglês eficiente, por isso o curso online resolve o mesmo problema.

As escolas tradicionais precisam alugar prédios, pagar professores e entre outros custos. Porém, quando você faz um curso online, não precisa pagar por todas essas coisas, mas sim apenas ao professor. Ou seja, quem precisar evitar gastos, vale a pena escolher a primeira opção entre curso inglês online ou presencial.

Além disso, existem diversos canais no Youtube que oferecem aulas gratuitas para assistir quando quiser. Isso faz toda a diferença no contato inicial com a língua, para você se familiarizar e depois procurar um curso online, com mais facilidade. 

Prós – parte 2

Já pensou em aprender inglês com um falante nativo? Essa é uma realidade nos principais cursos de inglês online. O processo acontece tanto em aulas gravadas, quanto ao vivo e você tem a oportunidade de ingressar em uma comunidade de nativos, para dialogar e praticar o idioma. 

Outra vantagem são as plataformas que estão cada vez mais avançadas, oferecendo diversas opções de aprendizado, com vídeos, jogos e muita tecnologia. Tudo isso é essencial para aprimorar o seu conhecimento, que não terá limites geográficos para aprender.

Quem aí já ficou cansado de escrever as anotações da aula? O bom do curso online é que as principais informações são disponibilizadas em uma apresentação ou pdf, então basta você salvar e apenas escutar o professor.

Por último, é importante ressaltar que você pode retomar as aulas para entender melhor um tópico perdido ou que você não aprendeu. Isso é muito útil para as provas.

Como bônus, vou deixa aqui o link do nosso ranking com os melhores cursos de inglês de 2022, para você conferir!

Contras

Quando você faz um curso online, é preciso estudar muito sozinho. Portanto, ter motivação e disciplina será fundamental, até menos dias difíceis. Isso pode ser difícil para algumas pessoas, mas se você leva a sério o aprendizado do inglês, isso não deve ser um problema.

Hoje, cada vez mais cursos online oferecem certificado, porém não podemos afirmar que isso é 100% realidade. Apesar de um certificado não provar, de fato, que você aprendeu, mas sim as atividades práticas, existem muitas pessoas que valorizam esse benefício.

Assim como já mencionamos, no curso tradicional você pode conhecer novas pessoas e se comunicar com elas em inglês. Entretanto, isso pode ser um desafio nas aulas online, gerando um distanciamento das pessoas maior.

A dependência da velocidade e qualidade da conexão à Internet, pode gerar problemas técnicos que vão dificultar o seu aprendizado. Esse é um dos principais desafios, já que é difícil de ser revertido e você se torna dependente do wifi. A solução é optar pelo download das aulas gravadas, caso seja possível.

O veredito final

Agora que você conferiu os prós e contras de cada modelo de curso, chegou a hora de bater o martelo e definir qual a melhor opção. Confira!

Custo

As aulas tradicionais costumam ser mais caras, pelo fato de que é um local físico e existem contas de luz, por exemplo, então a mensalidade aumenta, além do valor dos materiais didáticos.

No entanto, os cursos de inglês online podem ser mais baratos e até mesmo gratuitos, nos canais do Youtube. As principais plataformas são o Udemy, Hotmart, Duolingo, entre outros, que exigem apenas uma taxa sobre o aprendizado. Esse valor costuma ser bastante inferior ao curso tradicional e pode ser parcelado em várias parcelas. 

Para saber mais, confira o nosso artigo sobre quanto custa um curso de inglês em 2022!

Pronúncia

A pronúncia é um dos aspectos mais difíceis de qualquer idioma. A pronúncia do inglês pode parecer difícil, mas um professor em sala de aula ficaria mais do que feliz em ensiná-lo a dizer qualquer palavra ou frase corretamente. 

Em sala de aula, os professores podem perceber sua pronúncia na hora e te corrigir, enquanto o curso online nem sempre disponibiliza aulas ao vivo, então o professor não tem como saber se você está falando a palavra certo ou não.

Comunicação

As aulas tradicionais permitem que você pergunte qualquer coisa ao seu professor e resolva suas dúvidas na hora. Porém, quando você faz uma aula online, está limitado a e-mails, mensagens ou horários marcados para contato. 

Isso pode atrasar o seu aprendizado, já que você terá que esperar para descobrir a resposta da uma dúvida. A notícia boa é que a maioria dos cursos mais famosos já estão adicionando essa funcionalidade no seu pacote, com um atendimento rápido e fácil via whatsapp ou até mesmo em aulas especiais que são ao vivo.

Conveniência

Um ambiente tradicional em sala de aula exige que você assista às aulas  em um local específico. Assim, isso pode ser um problema para quem não mora perto do local de encontro, então as aulas online surgem como alternativa, já que oferecem a oportunidade de assistir às aulas onde e quando quiser.

Em alguns casos, as aulas online têm horários, mas você pode assistir no conforto da sua casa, em qualquer cômodo e sem preocupação ou gastos para chegar até o local. Isso faz toda a diferença para quem mora longe ou tem a rotina corrida, devido ao trabalho ou estudos. 

Nossa opinião

Por fim, a escolha entre curso de inglês online ou presencial vai depender do seu estilo de aprendizagem e força de vontade. 

A modalidade online geralmente requer determinação para terminar o curso, enquanto as aulas tradicionais de inglês têm um tempo definido onde você terminará as tarefas. Estar na aula presencial pode ajudar os alunos visuais e auditivos, caso a sua casa tenha muitas distrações. E alguém com uma agenda extremamente ocupada pode não ter a capacidade de ir às aulas todos os dias, tornando as aulas de inglês online melhores. 

Logo, existem pontos positivos em ambos, mas devido ao cenário atual, que exige comodidade e a chance de ter professores excelentes, nós indicamos o curso online como a melhor escolha. E para complementar o assunto, a gente tem um convite para você acessar o nosso ranking com os melhores cursos de inglês de 2022!

4.8/5 - (39 votes)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.