Aprender inglês com o Duolingo vale a pena? [Análise 2023]

Atualmente, aprender inglês na internet se tornou a maneira mais fácil de conquistar a fluência no idioma. E não existem apenas aulas online. Na verdade, esse aprendizado já chegou nos aplicativos móveis, como é o caso do Duolingo.

Acima de tudo, ele é o aplicativo N1º dos mais baixados na categoria educação. Além disso, já são mais de 300 milhões de alunos, aprendendo mais de 94 cursos de idiomas.

Impressionante, né? Mas, será que realmente vale a pena aprender inglês com ele? É o que vamos descobrir nesta análise sobre um dos melhores cursos de inglês online em 2022. Boa leitura!

Ranking melhores cursos de inglês

Como saber se o Duolingo é bom? 

Em primeiro lugar, confira quais foram os critérios usados para criar esta análise. É só ficar ligado nos tópicos, a seguir:  

  • confiabilidade: análise da confiabilidade e reputação do Duolingo;
  • metodologia: análise do método e se é focado em conversação;
  • quantidade de alunos em sala: nesse caso, por ser digital, não iremos analisar esse item;
  • flexibilidade: análise da flexibilidade do curso;
  • conteúdo: comparação do conteúdo programático tendo em vista a qualidade e a concorrência;
  • duração: quanto tempo o aluno leva para concluir o Duolingo;
  • preço: comparação dos preços tendo em vista a qualidade e a concorrência;
  • veredito: o Duolingo é bom?

Avaliação do Duolingo

Em seguida, podemos dar continuidade e saber mais sobre cada critério!

Sobre o Duolingo

O Duolingo é um aplicativo de dispositivo móvel disponível para IOS e Android, que é universalmente acessível.

Sabemos que o aprendizado de inglês não é acessível para todas as pessoas. Portanto, o aplicativo surgiu para democratizar essa realidade, e facilitar o conhecimento dos usuários. Ou seja, de forma gratuita, sem taxas ocultas e conteúdo premium.

Dessa forma, o Duolingo é usado por grandes artistas internacionais, ao mesmo tempo que é acessível para alunos de escolas públicas.

Pela primeira vez, é possível analisar como as aprendem inglês, de forma simultânea, para criar um sistema educacional eficaz e adaptá-lo para cada aluno.

Assim, o principal objetivo é oferecer aulas particulares com muita diversão, para se tornar uma experiência divertida e nada cansativa.

Logo, aqui é nota dez no quesito qualidade de professor!

Como o aplicativo funciona?

Antes de mais nada, esta explicação serve para qualquer curso que você optar na plataforma. Sendo assim, os idiomas se apresentam em uma árvore de aprendizado cheia de unidades (uma espécie de círculo colorido). Cada unidade se divide em níveis que vão do 0 ao 5, e cada um deles contém lições individuais.

Conforme você avança nas lições, seja ao completar uma por vez ou pular de nível com um atalho, você ganha coroas. Uma vez que existem 5 níveis em cada lição, você ganha 5 coroas ao dominar cada unidade. 

Além disso, se você quiser continuar praticando depois do nível 5, não tem problema! Basta escolher a função “Praticar”, para exercitar a sua memória naquela unidade.

Quais são os principais diferenciais?

A princípio, qualquer pessoa pode aprender um idioma com o Duolingo. As lições podem ser vistas como um jogo em vez de livro didático, para você aprender enquanto se diverte.

Entretanto, ele não se baseia apenas nisso, pois a metodologia usada é comprovada para promover a retenção, em longo prazo

Os idiomas são basicamente ferramentas de comunicação. Então, o Duolingo adota uma abordagem funcional, focando em experiências que as pessoas, realmente, buscam vivenciar com o idioma.

As lições focam em objetivos do cotidiano, por exemplo, fazer pedidos em um restaurante. Assim, os estudantes desenvolvem o vocabulário e a gramática, a partir de práticas variadas de leitura, escrita, escuta e fala.

O Duolingo permite que os estudantes descubram sozinhos os padrões de um idioma, sem precisar de regras. Ou seja, isso acontece da mesma forma que você aprendeu o seu primeiro idioma, quando era criança. Esse método, chamado de “aprendizado implícito”, é ideal para desenvolver uma base sólida em um idioma e suas regras.

Também vale ressaltar que a ferramenta se preocupa em oferecer lições personalizadas. Assim, o Duolingo se preocupa em oferecer um material de aprendizado, no nível de dificuldade ideal para cada pessoa.

Por fim, a modalidade chamada Duolingo English Test permite que você obtenha sua proficiência em inglês, onde e quando quiser, sendo aceito por mais de 3000 instituições.

Dessa forma, aqui é nota máxima nos quesitos metodologia, conteúdo e flexibilidade!

As novas funcionalidades lançadas em 2021

Pensando em inovar e trazer mais benefícios para os alunos, o Duolingo começou a investir mais em novas tecnologias. Assim, é possível entregar uma experiência 100% personalizada ao usuário.

Um exemplo disso foi a integração de robôs para simular uma conversa do usuário com outra pessoa. Assim, para tornar o diálogo mais real, a empresa criou diferentes personalidades, como no caso de um chefe de cozinha, motorista, ou até uma agente.

E fique tranquilo, pois quando você não sabe mais o que responder, o Duolingo oferece um botão de “ajudar a minha resposta” com algumas sugestões.

Além disso, durante a pandemia, a empresa notou um aumento de usuários mais experientes. Isso vai gerar uma oportunidade de criar mais funcionalidades para essa faixa etária. Afinal, os jovens ainda são a maioria, mas a tendência é conquistar novos públicos!

Qual a duração e valor do Duolingo

Sendo um aplicativo móvel, você pode levar o tempo necessário para aprender, sem qualquer restrição e de forma gratuita.

Entretanto, se quiser aprimorar o seu aprendizado, o Duolingo Plus também pode fazer toda a diferença. Com ele, os anúncios são removidos, o acesso é offline e sem limite de erros. Tudo isso, a partir de US $6.99/mês!

Dessa forma, nota máxima nos quesitos duração e preço!

Entretanto, apesar do preço ser acessível, é importante analisar todas as opções disponíveis, clique aqui e confira nosso ranking:

Ranking melhores cursos de inglês

A reputação do Duolingo no Reclame Aqui

Por aqui, checamos a reputação no site, e notamos que existem mais de 170 reclamações sem resposta, entretanto a maioria delas fala sobre a cobrança indevida da ferramenta Plus. 

Portanto, isso não prejudica a qualidade no serviço e metodologia, assim ainda acreditamos que o Duolingo é uma boa opção.

E para complementar esse argumento, reunimos alguns depoimentos de alunos para você ter uma prévia do que te aguarda:

Depoimentos

“O Duolingo me ajuda em diversos momentos, por exemplo, nas aulas de inglês no colégio eu sempre sei as respostas. Além disso, eu consigo assistir minhas séries de TV em inglês, SEM LEGENDA! Com o Duolingo você pode aprender duas línguas sem pagar NADA, mas, claro, a dedicação vem em primeiro lugar! Então, o meu recado é seja bilíngue, quanto mais línguas vocês aprenderem, menos barreiras vão enfrentar em suas vidas!” -Marina

“Admito que não foi fácil manter a perseverança por tanto tempo. Existe a vontade de aprender um novo idioma, mas o progresso é mais lento do que eu imaginava. Descubro a cada dia que aprender um idioma requer esforço diário, e a fluência não vem da noite para o dia. Entretanto, ao olhar para trás, vejo o longo caminho percorrido e o quanto tenho melhorado. Ele ajuda demais, ele motiva, diverte e ensina. Logo, tudo acontece no seu tempo… Obrigado Duolingo e a todos que contribuem, para melhorar a minha performance.” -Carlos

“Foram 4 Anos de Duolingo, muitos devem estar pensando… nossa!! 4 anos? Acho que ela já fala fluente, lê certo, entende tudo, etc. Posso dizer que aprendi muito com o Duolingo, porém ainda estou longe de estar 100% fluente. Mas, estou aprendendo bastante, pois eu adoro estar aqui todos os dias! E quem estiver no começo, não desista, como eu não desisti. Por fim, agradeço ao Duolingo por me ensinar a cada dia” -Lena

Onde encontrar o Duolingo

duolingo 1
App Store
duolingo 2
Play Store

O veredito final

Em suma, podemos concluir que apostar no Duolingo é uma ótima decisão e você não vai se arrepender! 

Com ele, você receberá as notas rapidamente, sabendo que acertou ou errou. Além disso, o programa de recompensas ajuda a manter a motivação alta. E para resumir, segundo um estudo recente, 34 horas de Duolingo equivalem a um semestre de curso de idiomas! Curtiu? Então, confira o nosso ranking com os melhores cursos de inglês online e descubra a posição que o aplicativo está!

Ranking melhores cursos de inglês
4.7/5 - (16 votes)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to top